PREPARANDO UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO JAVA

Antes de preparar um ambiente para desenvolvimento de programas em Java é importante estar familiarizado com algumas siglas desse contexto. Neste artigo são apresentadas todas as siglas desse contexto, os passos necessários para a preparação de um ambiente de desenvolvimento Java e os locais de onde podem ser obtidos os recursos necessários.

Para começar, é comum acessar o site de um banco e ser informado que é necessário instalar o Java para ter acesso a sua conta. O que se quer dizer nesses sites é que no sistema operacional da máquina precisa ser instalado o ambiente de execução de programas Java, ou JRE (Java Runtime Environment). Nesse ambiente há todos os recursos necessários para a execução de um programa desenvolvido em Java, incluindo a JVM (Java Virtual Machine, ou Máquina Virtual do Java).

No entanto, o JRE possui apenas os recursos de execução de um programa Java e não os recursos para desenvolvimento. Para desenvolvimento de programa Java é necessária a instalação do JDK (Java Development Kit, ou Kit de Desenvolvimento em Java).

Dentre os recursos para desenvolvimento de programas Java, está o compilador Java (javac) responsável por transformar o código Java em bytecodes, ou seja, o código que é executado pela JVM. Desse modo, quem pretende executar programas Java pode fazê-lo em qualquer sistema operacional (Windows, Linux, MacOS). Basta ter a JVM no sistema que estiver usando.

Para o desenvolvedor, basta ter o JDK que possui também o ambiente de execução. O código pode ser escrito em um editor de texto qualquer como o Bloco de notas ou o VIM. A compilação do código pode ser feita usando o terminal do sistema operacional. Alternativamente, pode ser usada uma ferramenta que possui todos esses recursos juntos. Ferramentas desse tipo são chamadas de ambiente de desenvolvimento integrado (IDE, do inglês Integrated Development Environment). Existem diversos IDEs, dentre os mais populares para desenvolvimento em Java estão o Eclipse e o NetBeans. Na subseção a seguir são apresentados os passos para a instalação do NetBeans. As configurações utilizadas são aquelas necessárias para a implementação de algoritmos computacionais para os problemas dados em maratonas de programação.

INSTALANDO O NETBEANS NO MICROSOFT WINDOWS OU LINUX

No momento em que este artigo foi escrito, a versão 10.0 disponível em seu site oficial é a última versão estável desse IDE. Não é necessário instalar para executar essa ferramenta. Basta descompactar o arquivo baixado e executar o programa disponível na pasta bin/. Nessa pasta há três versões do executável. Duas delas para o sistema da Microsoft, sendo uma para o Windows de 32 bits e a outra para o de 64 bits. A terceira versão é para a execução da ferramenta em sistemas Linux.

Porém, antes de executar qualquer dessas versões é necessário ter instalado o JDK no sistema operacional. Há dois tipos de JDK: o Oracle JDK e o OpenJDK. O primeiro tipo é para clientes da Oracle com o suporte da empresa. Para baixá-lo é necessário aceitar a licença para uso da ferramenta. Em relação a características e desempenho, ambos os tipos são equivalentes (Oracle, 2019). A versão 12 do OpenJDK disponível em seu site oficial é a última versão estável do JDK. No entanto, a última disponível para sistemas de 32 bits é a versão 8. A versão 8 do JDK é a mínima recomendável para a execução do NetBeans 10.

O processo de instalação do Oracle JDK no Windows não vai além do “next… next… finish.”. Após baixar e executar o instalador do JDK, os valores padrões do instalador disponibilizam no sistema operacional o JDK, o JRE e a documentação do Java. O OpenJDK não possui instalador. Para usá-lo basta descompactar o arquivo baixado, entretanto, será necessário informar o caminho da pasta bin/ do OpenJDK no parâmetro netbeans_jdkhome localizado no arquivo etc/netbeans.conf da pasta do NetBeans. Por exemplo:

netbeans_jdkhome="C:\Program Files\Java\jdk-12"

Ambos os tipos não alteram valores de variáveis de ambiente, ou seja, para compilação e execução de programas Java no terminal será necessário indicar o caminho completo da pasta bin/ do JDK para os executáveis que precisar utilizar, tais como javac ou java. Entretanto, isso não será um problema se pretender instalar o JDK apenas para executar o NetBeans, já que é possível compilar e executar programas Java a partir de botões ou teclas de atalho da ferramenta. Porém o NetBeans procurará o JDK no local padrão de instalação.

No Linux, não é necessário baixar o instalador a partir do site. Se estiver usando um sistema a partir da versão 18.04 de alguma distribuição baseada em Ubuntu, poderá ser utilizado o pacote disponível no repositório oficial do sistema. A instalação pode ser feita por meio do terminal usando o seguinte comando:

sudo apt install default-jdk

Para executar o NetBeans no Linux, navegue até a pasta bin/ do arquivo baixado e descompactado. Localize o binário do NetBeans para o Linux e execute-o.

A interface gráfica do programa deverá abrir e estará quase pronta para criar e executar aplicações Java. “Quase” pronta porque na primeira vez que uma aplicação Java for criada ainda será necessário que a máquina esteja conectada a Internet para que o NetBeans baixe, automaticamente, os recursos necessários para ativar o tipo de projeto escolhido. Logo após a ativação, o NetBeans estará pronto para o desenvolvimento de novas aplicações Java.

PROVOCAÇÕES

Alguns dos passos seguidos neste artigo não funcionou em sua máquina? Conseguir preparar seu ambiente de desenvolvimento Java de maneira mais fácil? Compartilhe sua experiência usando o formulário no final deste artigo.

COMO CITAR

Achou relevante o conteúdo deste artigo e gostaria de citá-lo no seu trabalho? Utilize os recursos a seguir:

ABNT

VILLANI, L. Preparando um ambiente de desenvolvimento Java. Descomplicando a inteligência artificial, 2019. Disponível em: https://www.leonardovillani.com.br/artigos/preparando-um-ambiente-de-desenvolvimento-java/. Acesso em: 19 mar. 2019.

BIBTEX

@ONLINE {VILLANI2019,
  author = "VILLANI, L.",
  title = "Preparando um ambiente de desenvolvimento Java",
  month = "mar",
  year = "2019",
  url = "https://www.leonardovillani.com.br/artigos/preparando-um-ambiente-de-desenvolvimento-java/"
}

REFERÊNCIAS

APACHE. Apache NetBeans Releases. Apache, 2019. Disponível em: https://netbeans.apache.org/download/index.html. Acesso em: 19 mar. 2019.

ECLIPSE. Eclipse Downloads. The Eclipse Foundation, 2019. Disponível em: https://www.eclipse.org/downloads/. Acesso em: 19 mar. 2019.

JDK. JDK Builds from Oracle. JDK, 2019. Disponível em: https://jdk.java.net/. Acesso em: 19 mar. 2019.

ORACLE. Looking for Oracle OpenJDK builds?. Oracle, 2019. Disponível em: https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html. Acesso em: 19 mar. 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *