Sobre

Motivações para este site

Olá! Meu nome é Leonardo e criei esse site para reunir e me conectar a pessoas que se interessam pelos assuntos de desenvolvimento de software e inteligência artificial. Meu interesse por IA começou em uma das disciplinas que eu cursei no mestrado. Daquele tempo para cá, tudo que tenho feito profissionalmente gira em torno desses dois assuntos. Afinal, como não pensar também em desenvolvimento de software ao se tentar reproduzir em máquinas a inteligência humana? Na minha dissertação apresentei um estudo de diferentes técnicas para obter características de imagens da área médica e rotulá-las por meio de diferentes algoritmos de aprendizado de máquina. Atualmente leciono inteligência artificial e outras disciplinas de programação no curso de análise e desenvolvimento de sistemas na Fatec Praia Grande.

O que encontrar aqui?

Neste site você encontrará artigos contendo definições de conceitos, análises de algoritmos e discussões sobre aspectos técnicos de notícias a respeito de inteligência artificial e de desenvolvimento de software. O propósito é que esse conteúdo seja semanal, que tenha consistência e que seja de fácil compreensão.

Como vim para aqui?

Me formei em Informática para Gestão de Negócios na Fatec Praia Grande e sou mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do ABC. Minha primeira experiência profissional compartilhando conhecimento foi 2002, quando fui instrutor de informática básica em uma escola de cursos profissionalizantes. Foi naquele momento que descobri com o que queria trabalhar e sentia satisfação em fazer. Quando iniciei minha graduação em 2005, participava dos cursos de férias que ocorriam nos meses de janeiro e julho na faculdade. Essas participações mantiveram acesa a minha vontade de lecionar. Também experimentei o mercado de trabalho da área durante a graduação. Fui administrador de redes e programador. Mas em 2010 voltei a pegar algumas aulas de nível técnico no Instituto Federal de Cubatão. E em 2012 retornei para Fatec Praia Grande, agora como docente.